sábado, 8 de maio de 2010

Avaliação Fisica




Cada vez mais há uma preocupação constante com a saúde e bem-estar. Estes dois factores dependem principalmente de uma alimentação cuidada e da prática de exercício físico regular. No entanto, existem factores fundamentais para que a prática de exercício fisco seja eficaz e segura, como por exemplo o acompanhamento e a “Avaliação Física”. Esta ultima, é deveras importante, pois a falta de orientação especializada e adequada aos objectivos e limitações de cada pessoa pode acabar por conduzir à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco as suas metas e principalmente a sua saúde. O treino orientado e supervisionado (Ginásios, Health Clubs, Personal Trainers, etc) é a melhor forma de alcançar os objectivos e assegurar a eficácia e segurança durante o treino.



Por todos estes motivos, a “Avaliação Física” deve ter em conta diversos factores, devendo passar pelos seguintes pontos:

Anamnese: Conjunto de perguntas ligadas aos hábitos diários de cada pessoa, limitações físicas e fisiológicas existentes, patologias e factores hereditários de risco. A este conjunto de questões devem acrescentar-se os objectivos do cliente, a motivação com que pratica actividade física, a frequência com que pratica exercício físico, bem como os gostos de cada pessoa (aulas de grupo, musculação, cardio-fitness, água, etc.)

Antropometria: Conjunto de dados físicos, que se propõem a definir um perfil físico de cada pessoa. Servem de base de dados comparativos (constatar se há evolução, se o treino está a ser orientado para os objectivos, etc.), bem como para o enquadramento na média populacional, verificando se os valores estão ou não dentro de um parâmetro saudável.

Condição Física: Deve medir os 3 grandes campos das capacidades físicas (flexibilidade, força e resistência). O objectivo é constatar em que ponto o cliente se encontra, de forma a adequar os exercícios a cada cliente, prevenindo lesões, dores musculares ou desconfortos advindos do treino.



As Avaliações Físicas têm um papel fundamental na orientação e adequação do treino a cada cliente, no entanto existem outros pontos que melhoram com a existência da Avaliação Física, entre eles, a motivação, o compromisso, a segurança e a garantia de continuidade. Estes factores asseguram o alcance dos objectivos, visto que cada cliente tem uma participação activa no treino e visto que também conseguem ver de forma “palpável” os resultados obtidos (comparando os valores da 1ªAvaliação Física com as restantes Reavaliações).



Resumidamente a Avaliação Física vai:

• Fornecer dados que irão auxiliar na prescrição de exercícios;

• Permitir a avaliação da evolução do programa de exercícios dos indivíduos;

• Motivar os participantes estabelecendo metas possíveis de serem alcançadas;

• Educar os participantes sobre os conceitos de aptidão física e sobre seu corpo;

• Identificar possíveis riscos.



No FFitness Health Club a “Avaliação Física” é uma constante, sendo que todos os clientes realizam a “Avaliação Física”, pois torna-se obrigatório para a Prescrição do Exercício de cada cliente.

Aborda todos os pontos atrás referidos, sendo que na “Antropometria” mensuramos o peso e altura (após tratamento de dados calculamos o Índice de Massa Corporal), pregas de gordura subcutânea (após o tratamento de dados calculamos o valor do percentual de gordura) e circunferências. Na Condição Física, avaliamos a flexibilidade através do teste “Seat and Reach” (sentar e alcançar), a força através de dois testes de resistência muscular (região média e superior), e a resistência cardio-respiratória através de um teste de bicicleta, controlando as batidas cardíacas por minuto.

Todos estes dados ajudam de uma forma muito segura na prescrição do exercício, ficando cada cliente com um plano de treino específico e individualizado, sendo actualizado com regularidade, de forma a conseguir os resultados pretendidos. Para além deste plano de treino, no relatório da “Avaliação Física” existem conselhos para a manutenção ou melhoria dos parâmetros avaliados, bem como o aconselhamento de aulas de grupo para o objectivo e condição de cada cliente.



A melhor forma de atingir resultados, é saber de onde partimos e qual o caminho a percorrer.





Prof. Sónia Nascimento (Coordenadora FFitness Health Club)

Sem comentários:

Enviar um comentário