Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Constipações e Exercício Físico


Especialistas oferecem conselhos sobre:
Quando deve mexer-se e quando deve ficar na cama.


Com a chegada do frio e o tempo húmido, o nosso organismo fica enfraquecido, contraindo diversas vezes doenças relacionadas com esta altura do ano. O exemplo disso, são as constipações e gripes sazonais.
Existem várias formas de prevenção, e segundo os últimos estudos do Colégio Americano de Desporto e Medicina (ACSM) a actividade física moderada e contínua é fundamental para aumentar a resposta imunológica do nosso organismo.
Sabe-se que pessoas mais saudáveis, adoecem menos vezes. Mas agora, sabe-se também que permanecem menos tempo em cada doença.
Vários estudos têm mostrado uma diminuição de 25% a 50% no período de tempo de constipação para pessoas activas que fazem pelo menos 45 minutos de exercício de intensidade moderada (como caminhada) na maioria dos dias da semana.
Essa redução na doença ultrapassa de longe o efeito que qualquer droga ou comprimido podem oferecer. Basta um par de sapatilhas para ajudar a evitar a constipação, e caso a contraia a diminuir o tempo que está doente, tornando-se num dos milhares que preveniu as doenças relacionadas com o frio comum do inverno tirando partido do exercício físico.

No entanto, se já está doente e não tem certeza se deve optar pelo ginásio ou pelo sofá, siga estas dicas:

* Fazer exercício se o frio afectou mais a zona superior do corpo, como por exemplo a dor de garganta e os espirros.
* Não exagere. Se está constipado deve fazer exercícios moderados (como por exemplo caminhadas). Os estudos não mostraram quaisquer efeitos negativos do exercício moderado para quem sofre de constipações comuns.
* Deve ficar na cama, se sua doença é "sistémica" - isto é, quando não se trata apenas dos espirros. As infecções respiratórias, febre, glândulas inchadas e dores extremas são bons motivos para descansar em casa em vez de sair de casa.
* Não recomece com a intensidade de treino anterior a paragem. Se está a recuperar de uma constipação ou gripe, comece gradualmente, principalmente se ultrapassou as 2 semanas de descanso.

Também é aconselhável fazer exercício antes de receber uma vacina contra a gripe. Exercícios de intensidade moderada pouco antes da vacinação melhoram a resposta do organismo à vacina, aumentando a imunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Loading...