Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Trabalhar com pesos emagrece

No início da Primavera não faltam pessoas no ginásio e onde se concentram? Na zona do exercício cardiovascular. Passadeiras, elípticas, bicicletas, etc. são simplesmente assaltadas por multidões em fúria. Um ou dois meses depois já não vês ninguém… os resultados deixaram de aparecer, o exercício tornou-se monótono, 15 minutos aqui outros 15 ali e na próxima ao contrário. Por outro lado, um plano estruturado de pesos e exercício cardiovascular dá-te bons resultados sem que andes a levantar pesos do outro mundo, consegues um corpo bem torneado e equilibrado. A explicação é simples, os exercícios com pesos promovem a manutenção da massa muscular, dita massa magra, e até um ligeiro aumento que não se nota de forma absurda mantendo o teu metabolismo elevado e gastando mais calorias em repouso porque o músculo tem uma exigência metabólica mais elevada.


Um treino exclusívamente baseado em exercício aeróbio, acompanhado de restrição calórica, pode levar a algumas perdas de massa muscular e tornar o nosso metabolismo lento, até porque nos esforços de longa duração interessa termos um metabolismo eficiente, capaz de gastar pouco para que se possa manter em movimento mais tempo quando há falta de recursos. As corredoras de fundo são um bom exemplo, embora seja invejável a sua capacidade e os seus feitos, não têm uma musculatura muito desenvolvida. O mesmo já não acontece nas ultramaratonas e no triatlo de longa distância que envolvem uni treino complementar exigente. Provavelmente durante as tuas longas passagens na passadeira deste por ti a observar a zona de pesos e a pensar que não gostavas nada de fazer aquilo. Chega até a ser engraçado quando ouvimos num ginásio uma senhora a pedir ao instrutor um exercício para queimar a gordura num sítio muito específico, infelizmente isso não existe e não acontece desta forma.



Deves trabalhar o teu corpo como um todo e apostar forte nos grandes grupos musculares: costas, pernas e peitorais porque são os mais gastadores. Idealmente deves realizar 3 sessões com exercícios de pesos por semana, com um dia de intervalo, e bastam 30 minutos. Pede ajuda ao teu instrutor para seleccionar e combinar exercícios em circuito, sobretudo utilizando pesos livres, para que tornes o treino mais dinâmico e gastares mais calorias. E podes até incluir pequenos segmentos de exercício cardiovascular nos períodos de descanso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Loading...