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terça-feira, 2 de março de 2010

Treino x Emagrecimento


Começamos a aproximar-nos do tempo quente, e a tendência é o aumento da afluência nos ginásios, ecovias e infra-estruturas desportivas. A corrida para a perca de peso (gordura) aumenta, tornando-se conversa habitual principalmente nos ginásios e health clubs.
No entanto, cabe a todos os instrutores educar e elucidar os clientes e sócios. A perca efectiva de gordura deve ser feita de uma forma cuidada, gerindo as expectativas do cliente. Sabemos que toda a gente pretende resultados a curto prazo, mas a verdade é que essas pessoas voltam, ano após ano, com o mesmo problema de peso.
Então o que fazer?
1º - Mantenha um nível de actividade física constante ao longo do ano. Não abandone o ginásio só porque o “Sol” se foi. Assim será muito mais fácil manter os resultados que obteve com tanto esforço.
2º - Mantenha um regime alimentar saudável. Dietas muito rigorosas duram pouco tempo. Seja razoável e lembre-se que uma dieta feita ao longo do ano é mais eficaz, do que uma dieta feita num ou dois meses. Isto porque, se mantivermos a dieta ao longo do ano, significa que vamos estar em perca constante, habituando-nos a uma dieta que nos permite atingir os nossos resultados e a MANTÊ-LOS. Uma dieta feita num mês ou dois, pressupõe que após o abandono desse regime seja muito mais difícil a manutenção, porque normalmente voltamos o nosso regime alimentar anterior.
3º - Alterne exercícios cardio-vasculares com exercícios de força. O aumento da massa muscular faz com que a queima calórica durante o dia seja maior, e o trabalho cardio-vascular permite queimar gordura durante o treino.
4º - Aconselhe-se com um profissional. Existem mitos que só um bom profissional pode desfazer. Por exemplo: não é por fazer abdominais que vai perder barriga. A gordura localizada não desaparece por solicitar o tecido muscular da zona. O tecido adiposo é diferente do tecido muscular, por isso têm funções e alimentam-se de maneiras diferentes.
5º Por último, NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR. Mais vale menos um quilo e uma melhor condição física, do que nem sequer tentar.

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