segunda-feira, 29 de março de 2010

Recém-mamãs e Exercício Físico

Segundo um estudo recente publicado no American College of Sports and Medicine, exercícios aeróbios e de resistência muscular ajudam a combater a perda óssea temporária causada por depleção de cálcio em situações pós-parto e amamentação.


Durante a amamentação, as mulheres tendem a perder cálcio. O cálcio está directamente relacionado com a densidade óssea e a saúde em geral, e este esgotamento pode resultar num défice de etenção de calco no osso.
Quando as mães desmamam os seus filhos, a densidade mineral óssea geralmente retorna aos níveis normais. No entanto demonstrou-se que o exercício físico ajuda a combater a desmineralização óssea devido a amamentação, e a prevenir a osteoporose no futuro.

Neste estudo verificou-se que as mulheres que combinaram exercícios de resistência muscular e exercícios aeróbios três vezes por semana, tiveram menor perda de densidade mineral óssea na coluna do que mulheres em fase de amamentação sedentárias.

Além disso, o exercício regular tem um benefício adicional para as mães, a perca de peso pós-gravidez. Constatou-se no estudo, que mesmo sem controlo nutricional, a perda de peso foi melhor nas mães activas do que sedentárias.

Outra constatação, foi que as mulheres que praticaram exercício físico logo após o parto, se sentiram muito mais saudáveis e enérgicas do que as sedentárias. Criaram também um compromisso de manterem a actividade física ao longo da vida, pois sentiram os objectivos cumpridos. Isto leva a que provavelmente esta nova família seja também ela mais saudável, com hábitos de vida melhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário