segunda-feira, 22 de março de 2010

KICKBOXING


Embora os relatos do verdadeiro kickboxing remontem a 2.000 anos atrás na Ásia, o kickboxing competitivo moderno começou realmente na década de 1970, quando americanos especialistas em karaté começaram a organizar concursos que permitiam pontapés com pleno contacto e socos que tinham sido proibidos no karaté.

Kickboxing refere-se ao desporto que combina técnicas de boxe e karaté. É um desporto praticado de pé e não permite a continuação da luta quando um combatente atinge o chão. No entanto alguns estilos de Muay Thai são excepção à regra.
Muitas vezes é praticado como defesa pessoal, como uma forma de fitness ou como desporto de combate.

O Kickboxing é frequentemente confundido com Muay Thai, também conhecido como Boxe Tailandês. Os dois desportos são semelhantes, porém no boxe tailandês, pontapés abaixo da cintura são permitidos, assim como ataques com os joelhos e cotovelos.

Há muitas artes rotuladas como kickboxing incluindo Kickboxing Japonês, American Kickboxing, Boxe Indiano, Boxe Birmanês, assim como o Boxe Francês. O termo kickboxing é disputado e tornou-se mais associado com as variantes japonesa e americana. Muitos dos outros estilos não se consideram 'kickboxing', embora o público muitas vezes use o termo genérico para designar todas as artes marciais.

Actualmente, uma forma popular de kickboxing é conhecido como aeróbico ou cardiovascular (cardio) kickboxing, que combina elementos de boxe, artes marciais, aeróbica e prestação de condicionamento físico geral e tonificação. Ao contrário de outros tipos de kickboxing, o cardio-kickboxing não envolve contacto físico entre os praticantes.

Aulas de cardio-kickboxing geralmente começam com 10-15 minutos de exercícios de aquecimento, que pode incluir exercícios de alongamento tradicionais, como exercícios de saltos e flexões, seguidos por uma sessão de 30 minutos de kickboxing, que inclui movimentos como técnicas de joelho, pontapés e socos. Alguns instrutores podem utilizar equipamentos como sacos ou cordas de salto.
No final da aula pelo menos 5 minutos devem ser dedicados ao retorno à calma, seguindo-se cerca de 10 minutos de alongamentos e condicionamento muscular. O alongamento é muito importante porque os novos atletas acumulam muita tensão muscular, devendo o trabalho ser feito de forma lenta, ajudando a relaxar os músculos e evitar lesões.

O QUE DEVE SABER
Antes de decidir entrar e inscrever-se numa aula de Kickboxing, deve ter algumas orientações básicas em mente:
· Conheça o seu nível de condicionamento físico actual. O Kickboxing é um trabalho de alta intensidade, e com alto impacto nas articulações. Pode tentar preparar-se em primeiro lugar com exercícios aeróbios de baixo impacto. Quando começar a fazer kickboxing, não tenha vergonha de ser um novato, trabalhe no seu próprio ritmo e não se exceda ao ponto de exaustão.
· Assistir antes de se inscrever. Se possível, observar ou experimentar uma aula para ver se é bom para si e para se certificar de que o instrutor está disposto a modificar a rotina um pouco para acomodar pessoas de níveis de habilidade diferentes.
· Encontre um profissional. Procure um instrutor que tem um cinto de alto nível nas artes marciais e é certificado como instrutor. Além disso, tente começar a um nível que lhe convier e lentamente, evoluir para um mais intenso. Deve efectuar um treino regular, duas a três vezes por semana.
· Conforto é fundamental. Vestir roupas largas e confortáveis, que permitam que os seus braços e pernas se possam mover facilmente em todas as direcções. O treino deve ser efectuado descalço, para se poder movimentar facilmente. As luvas são usadas durante as aulas.
· Comece devagar e não exagere. A chave para um bom treino de kickboxing é controlar os movimentos. Tentar pontapear alto demais ou o bloquear os braços e pernas durante os movimentos podem causar luxações musculares, tendinites e lesões nos joelhos ou nas articulações do tornozelo. Comece com pontapés baixos para aprender lentamente a técnica adequada de kickboxing. Isto é muito importante para os iniciantes, que são mais propensos a desenvolver lesões durante a tentativa de progressão rápida.
· Beba. Beba bastante líquidos antes, durante e depois da aula para saciar a sua sede e manter-se hidratado.
· Converse com seu médico. É sempre uma boa ideia falar com o seu médico e fazer um exame físico completo antes de começar qualquer tipo de programa de exercício - especialmente um com muita actividade aeróbia como o kickboxing. Isto é extremamente importante se tiver qualquer condicionamento médico crónico, como asma, diabetes ou outros.

Seja prudente, mas acima de tudo, seja activo. Se tiver alguma dúvida sobre esta completa modalidade, peça mas informações ao professor da aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário